sábado, 7 de março de 2015

Brincar nos Quartos

·         Brincar no quarto dos pais

Começamos com o quarto dos pais, que sempre oferece situações e ferramentas criativas para a família toda se divertir. Seja a cama, que pode virar o famoso pula-pula, com desafios diferentes de acordo com a idade da criança (cambalhotas, salto em distância, obstáculos) ou as almofadas e travesseiros para a velha guerra de travesseiros. Brincar no quarto dos pais sempre traz boas recordações, acredite!. Aproveite este espaço da casa para contar estórias, brincar com as roupas da mãe ou do pai, assumir papéis diferentes, fazer um desfile de moda... É uma boa oportunidade para você se ver em seu filho e perceber como ele te vê também assumindo o seu papel. É um momento de grande troca de afeto e muito rico de informações emocionais. Além disso, você pode aproveitar para fazer uma limpeza nas roupas que não usa mais e depois doá-las com seu filho para alguma instituição de caridade. Olha que bacana! Além de brincar, você faz uma “limpa” e ainda aborda questões como o desapego, a solidariedade, a reciclagem e o amor ao próximo. Mas escolha instituições que realmente fazem a diferença na vida das pessoas carentes. Igrejas (independente da religião) também costumam aceitar doações.

Outra atividade gostosa que se pode fazer no quarto é ver os álbuns de fotos da família, aproveitando para relembrar momentos, esclarecer dúvidas familiares, dando e recebendo aconchego dos filhos. As crianças gostam de saber como eram as coisas antes de seu nascimento, como eram as pessoas da família fisicamente, quem ficou careca, quem ficou mais bonito, quem engordou, os bigodes e cabelos de antigamente... Este momento costuma trazer muitas risadas.


·         Brincar no quarto da criança

A CABANA é a grande sensação! Você pode juntar vários lençóis (dando nó nas pontas) e criar uma grande cobertura no quarto da criança (pode usar fita crepe, ou amarrar em janelas, varões de guarda roupa, maçanetas de porta... Contar estórias com lanterna debaixo da cama costuma agradar bastante também. E nesta brincadeira você pode aproveitar para acabar com medos de escuro, brincar de adivinhações através do tato, brincar de teatro de sombras com as mãos na parede... Quem não sabe fazer uma pombinha de sombra com as mãos?!! Basta deixar a imaginação fluir e inventar!

No quarto da criança, além de todos os seus brinquedos preferidos, estão também brinquedos e jogos que ele ganhou e já esqueceu, ou nunca deu chance para descobrir. Aproveite para propor essa exploração. Seu pequeno pode descobrir algum brinquedo interessante, um jogo chato pode tornar-se legal com um pouquinho de atenção.

A limpeza de roupas e brinquedos das crianças também pode ser feita, desde que o mesmo tenha acontecido no quarto dos pais anteriormente. O exemplo faz toda a diferença neste tipo de atitude humanitária e de desapego. Nessa limpeza, aproveite para chamar a atenção da criança sobre como ela cresceu, como os sapatos ficaram pequenos e para quem poderiam doá-los. Tem sempre um priminho ou amiguinho menor que eles, e trabalhar essas possibilidades ajudam a criança a fixar o conceito de maior/ menor, grande / pequeno, além de ficarem orgulhosos de seu crescimento.

Fica a dica: Espaços para brincar não faltam torná-los criativos é questão de disposição!

O próximo texto irá falar sobre o BRINCAR na COZINHA.
NÃO PERCA!!!


Denise Schmitt

Casa de Brinquedos – Recreação Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário