quinta-feira, 12 de março de 2015

Brincar na Cozinha


A Cozinha costuma ser o local preferido de 9 entre 10 crianças! É um espaço colorido, cheiroso e geralmente armazena as delícias nem sempre liberadas. Mas também é considerado por muitos, como o lugar mais perigoso para os pequenos. Eu, particularmente não concordo! A cozinha, como qualquer outro cômodo da casa, oferece riscos e perigos e necessita de supervisão de um adulto. Ou costumamos deixar crianças pequenas sozinhas nos banheiros? Cozinha é perigosa em função do fogo, mas faz parte da educação doméstica e familiar atentar a criança para esses e outros perigos, supervisionando e não fugindo da cozinha como se ela não tivesse nada de bom para mostrar às crianças.

De fato ela tem, e tem muitos atrativos para ensinar aos nossos pequenos. Quer coisa mais legal do que gavetas de potes plásticos? Eles se encaixam, empilham, cabem um dentro do outro, tem aqueles com tampa, sem tampa, raso, fundo... é literalmente melhor do que qualquer quebra cabeça vendido em lojas de brinquedo! A gaveta de plásticos ensina proporção, encaixe, raciocínio lógico e muitas outras competências que dificilmente um só brinquedo iria oferecer.

E os grãos (feijão, milho, arroz, canjica...)? Organizá-los por cor e em potes diferentes, contar, misturar, arrumar em fileiras, colar em papéis, atirar em canudos... Mas cuidado! Crianças muito pequenas podem colocar grãos em buraquinhos estranhos, do tipo, nariz, ouvido...

E as panelas? Nossa!! Com um pouco de paciência e imaginação conseguimos montar uma banda com sons muito diferentes de acordo com o formato e o peso das panelas. Dica: Nesta brincadeira, a colher de pau pode virar uma baqueta!

Sem contar as experiências culinárias que os pequenos podem fazer: Pipoca, bolo, doce de leite ninho, meleca de leite condensado (onde qualquer coisa que você misturar vai ficar bom!), salada de frutas... e depois de tudo isso, a água! Lavar e organizar a cozinha também pode ser muito divertido com as crianças. Mas não se esqueça do racionamento!

A grande diferença entre a cozinha ser um espaço divertido ou um espaço proibido, é a presença atenta de um adulto. Mas um adulto capaz de explicar e aceitar a ajuda e as aventuras da criança. Não há nada que se suje que não possa ser limpo! Ah, e atenção para o uso de facas! Aquelas infantis são sempre a melhor opção, mesmo que não cortem nada!

Mostrar às crianças que alguns pratos indesejados derivam de determinados alimentos que elas já gostam, ajuda a resolver pequenos problemas de alimentação e variedade no cardápio. Por exemplo: o milho da pipoca é o mesmo milho do creminho de milho, o tomate cereja é o mesmo tomate do molho de tomate, a batatinha frita é a mesma da cozida e do purê... Se a criança tiver a chance de ver e até ajudar a fazer a comida desde o início, terá mais chances de fazer associações que permitirão que ela se torne mais exploradora com seu paladar.

Aproveite a Cozinha!! Vocês poderão compartilhar muitos momentos agradáveis e ainda produzir coisinhas deliciosas com seus filhos. Enjoy!



Denise Garcia Schmitt

Psicopedagoga e Personal Kids.
Diretora da empresa:
Casa de Brinquedos Recreação Pedagógica




Nenhum comentário:

Postar um comentário